Memórias, Educação e Produção do Conhecimento no Instituto Federal da Bahia

Download gratuito

Capa de Livro: Memórias, Educação e Produção do Conhecimento no Instituto Federal da Bahia
Edições:PDF (português) - Primeira edição
ISBN 978-85-67562-17-9
Tamanho: 21,00 x 15,00 cm
Páginas: 344

A grande aceitação do livro comemorativo do centenário do Instituto Federal da Bahia, em 2009, no âmbito das comemorações alusivas à criação da Rede de Educação Profissional no Brasil, representada desde os seus primórdios pela criação da Escola de Aprendizes Artífices da Bahia, em 1909, até os dias de hoje, quando se consolidam os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, incentivou-nos a dar continuidade àquela obra mediante organização de outra, renovada mas não menos importante, fruto de algumas das mais recentes contribuições de pesquisadores do IFBA no intuito de divulgar mais um conjunto de estudos que incorporam novas perspectivas históricas e a produção do conhecimento nessa importante instituição educacional.

Ao longo de seu desenvolvimento, a atuação do IFBA vem transformando continuamente seu papel na educação profissional que passa a ser assumido como processo educativo nos níveis básico e superior, tanto nas áreas tecnológicas quanto humanas, sociais e sociais aplicadas, mediante ações de ensino, pesquisa e extensão e, com isso, colaborando na formação dos trabalhadores e no desbravamento das fronteiras do conhecimento.

A tríade temática “memórias, educação e produção do conhecimento”, que dá norte aos trabalhos apresentados nesse livro, abrange conceitos que permeiam diversas compreensões analíticas de seus autores e respectivas abordagens teóricas no campo da Educação Profissional. Nessa modalidade de ensino em que investigamos e educamos, as memórias reconstruídas, junto com a produção do conhecimento no cotidiano da instituição, permitem-nos lançar olhares críticos para nossa trajetória, ao tempo em que reforçam a atribuição de sentidos a similitudes e diferenças, bem como a espaços de separação e de interação. É nessa perspectiva que consideramos a obra ora organizada e entregue aos leitores como contribuição ao entendimento das transições e da atualidade de nossa instituição permanentemente chamada para dar sua contribuição aos processos educativos no campo da formação profissional e tecnológica dos educandos.

José Roberto de Oliveira
Professor de Filosofia; mestre em Filosofia; doutorando no Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Professor DE e Pró-Reitor de Extensão do IFBA. Área de atuação: Filosofia Moderna e Contemporânea, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia da Educação e Metodologia da Pesquisa.

Tassila Oliveira Ramos
Graduada em Arquivologia pela UFBA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Participou da Implantação do Memorial da Universidade Federal do Ceará - UFC. Exerceu o cargo de Coordenadora do Sistema de Protocolos e Arquivos do IFS. É Arquivista do IFBA, atua na Coordenação de Memória Institucional.

Vera Lúcia Bueno Fartes
Doutora em Educação pela UFBA, com Pós-doutoramento na mesma área pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolve pesquisas no campo da Educação Profissional, com ênfase nos estudos sobre "Saberes Profissionais".